O SANTUÁRIO

HISTÓRIA

A Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho foi fundada em 1955, e desde então atua voltada às três importantes dimensões do ser humano: Espiritual, Social e Pastoral, servindo à Igreja de Cristo na comunidade do bairro Vila Ipiranga, em Porto Alegre.

 

Inicialmente teve sede no Educandário São Luis. No dia 06 de maio de 1960 teve início a construção da Igreja Nossa Senhora do Trabalho, a qual foi inaugurada no dia 03 de dezembro de 1961 com a presença do então Arcebispo Metropolitano, Dom Vicente Scherer. Em 15 de setembro de 1987 foi elevado ao status de Santuário. A obra foi viabilizada com os recursos da Congregação dos Servos da Caridade da Itália e de uma pequena parcela da comunidade da Vila Ipiranga.

 

Ao longo desses anos todos, desde 1956 quando assumiu o primeiro Pároco, o Pe. Rômulo Cogliati, padre vindo da Itália, até os nossos dias, passaram ao todo 12 párocos, sendo o atual o Padre Renato Schneider que atua com auxílio do vigário paroquial, Pe. Deoclésio Danieli. Também outros coirmãos da congregação dos Servos da Caridade, auxiliam na paróquia na entrega dos sacramentos e também na orientação espiritual.

 

Todos anos, entre os dias 21 e 29 de abril, acontece a novena em honra a Nossa Senhora do Trabalho, Padroeira da comunidade, culminando nas comemorações do feriado de primeiro de maio, com a festa dedicada a Padroeira e Mãe dos trabalhadores. Também anualmente, entre os dias 18 e 22 de outubro, acontece o tríduo em honra a São Luís Guanella, co-padroeiro de nosso Santuário e fundador da Congregação dos Servos da Caridade..

 

Hoje comunidade da paróquia é formada por aproximadamente 30 pastorais e movimentos, que atuam junto ao Conselho Administrativo e Econômico (CAE) e ao Conselho Pastoral Paroquial (CPP), e também de duas outras capelas: a Capela Cristo Rei e a Capela São Paulo.

 

Como São Luis Guanella dizia: "O mundo todo é vossa pátria e não se pode parar enquanto houver pobres a socorrer”. Não existem fronteiras para a caridade e este espírito se estende para todos nossos paroquianos.

​PÁROCO

Nascido na cidade de Toledo, no Paraná, no dia 14 de julho de 1971, o Padre Renato Schneider, SdC., filho de Iracema Schneider e Inácio Schneider (em memória), iniciou seus estudos do Propedêutico no Patronato Santo Antônio, na cidade de Carazinho, Rio Grande do Sul, em maio de 1995. Proferiu seu primeiros votos religiosos junto a congregação no dia 2 de fevereiro de 2003. Licenciou-se em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

Foi ordenado diácono no dia 27 de maio de 2007 Santuário Nossa Senhora do Trabalho, em Porto Alegre, e em 15 de dezembro de 2007, ordenado presbítero na Paróquia São Cristóvão, em Toledo, Paraná. Escolheu como lema de sua ordenação a passagem do Evangelista Lucas: "Avance para águas mais profundas." (Lc 5,5)

 

Já atuou como vigário paroquial da Paróquia Santa Teresinha, na Cidade de Santa Terezinha de Itaipu, Paraná, e como pároco nas paróquias Nossa Senhora Aparecida, em Água Boa, Mato Grosso, e São Sebastião, em Cocalinho, Mato Grosso. Também atuou na Animação Vocacional da congregação. Tomou posse como pároco do Santuário em 25 de fevereiro de 2017, e tem como vigário paroquial o Pe. Deoclésio Danielli, SdC. Também atua como responsável pela comunidade religiosa dos Servos da Caridade.

GALERIA DOS PÁROCOS

PARÓQUIA SANTUÁRIO

NOSSA SENHORA DO TRABALHO

Av. Benno Mentz, 1560, Bairro Vila Ipiranga

Porto Alegre - RS

SECRETARIA PAROQUIAL

Segunda à Sexta,

das 7h50 às 12h e das 13h às 18h30

Sábados,

das 8h40 às 12h e das 13h às 18h30

  • Facebook
  • Instagram - White Circle
arquidiocese_vertical_Branco-01.png
LogoRedeGuanellianaBranco.png

Desenvolvido pela PASCOM

Pe. Odair Danieli, SdC

Pároco de 1996 até 2000