• Santuário Nossa Senhora do Trabalho

Nossa Senhora do Trabalho e São José Operário: Os protetores dos trabalhadores

No dia 1º de Maio celebramos as solenidades de nossa padroeira Nossa Senhora do Trabalho e São José Operário, dois ícones da história da salvação e que servem de modelo para todos os trabalhadores.


São José é o pai amado de Jesus Cristo e colocou-se ao inteiro dispor do Senhor, para O servir no seu plano salvífico. Na Carta Apostólica “Patris Corde”, o Papa elenca José como pai trabalhador. Ele ganhou o sustento de sua família com seu trabalho como carpinteiro. Seu filho Jesus aprendeu com ele na carpintaria a importância de se trabalhar. Era um homem justo, piedoso, pai exemplar e modelo para todos nós.


Ide a José! Pois ele tem a chave dos tesouros celestiais.

Maria, a mulher trabalhadora, era responsável por Jesus e José, realizava suas tarefas com zelo e capricho, estando a serviço do Senhor para educar o seu filho amado. Mãe caridosa, esposa fiel e dedicada ao lar, é nosso exemplo de perseverança e fé em Deus.


Nosso fundador São Luís Guanella também sabia da importância do trabalho na vida das famílias, tanto que deu o título a nossa Mãe do Céu de Nossa Senhora do Trabalho, para que protegesse os trabalhadores. Ele idealizou a imagem como hoje a vemos em nosso santuário, Nossa Senhora com dois trabalhadores ajoelhados aos seus pés, sendo abençoados por ela.


Imploremos sempre a poderosa intercessão de São José e Nossa Senhora do Trabalho para nossa labuta diária, pedindo bênçãos copiosas para todos que trabalham e para aqueles que procuram trabalho. Também esperança e dignidade em relação ao mundo do trabalho. Rezemos com fé e seremos atendidos!


Nossa Senhora do Trabalho e São José Operário, rogai por nós!