
MATRIMÔNIO
É o Sacramento pelo qual "o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda", e "é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole." (CIC 1601)
Quem deseja casar no Santuário deve ir à secretaria paroquial com os seguintes documentos:
- Certidão de casamento no civil;
- Batistério do noivo e da noiva;
- Documento de identidade
- Foto 3x4;
- Comprovante de residência;
- Certificado do Curso de Noivos;
- Lembrança dos sacramentos de Batismo, Eucaristia e Crisma.
Para que se possa encaminhar com tranquilidade todo o processo matrimonial, pede-se que o matrimônio seja marcado com um mínimo de 90 dias de antecedência.
Você pode marcar a data do seu casamento no mesmo dia que fizer o primeiro contato com a secretaria.
Em nossa paróquia, a celebração do matrimônio tem um custo de R$500,00 (50% deste valor deve ser pago no dia do agendamento da data e o restante 1 mês antes do matrimônio).
No mínimo duas testemunhas.
Pode! Mas devem obedecer às regras contidas no contrato que os noivos assinam no dia do agendamento da data.
Pode! Mas ele deve obedecer às regras contidas no contrato que os noivos assinam no dia do agendamento da data. Lembramos que os agendamentos e encaminhamentos prévios são realizados pelos noivos e que, durante a ação litúrgica, a atuação do cerimonialista deve ser discreta.
Os procedimentos não são diferentes de quem mora próximo ao Santuário. Entre em contato com a secretaria paroquial para maiores esclarecimentos.
Você deve solicitar na diocese onde foi batizado. Se você foi batizado na Arquidiocese de Porto Alegre, pode solicitar juntamente a Cúria Metropolitana pelo telefone (51) 3228 6199 ou através do site arquidiocesepoa.org.br/batisterio. Ele leva cerca de 30 dias para ser entregue e possui validade de 6 meses. O ideal é fazer a solicitação 3 meses antes do casamento.
Não. O matrimônio é um Sacramento e deve ser celebrado em um templo católico.
