44322773_1820291468090512_14110938613751

MATRIMÔNIO

O que é o Matrimônio?

É o Sacramento pelo qual "o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda", e "é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole." (CIC 1601)

Quero casar no Santuário. O que faço?

Quem deseja casar no Santuário deve ir à secretaria paroquial com os seguintes documentos: - Batistério do noivo e da noiva; - Foto 3x4; - Comprovante de endereço; - Certificado do Curso de Noivos; Para que se possa encaminhar com tranquilidade todo o processo matrimonial, pede-se que o matrimônio seja marcado com um mínimo de 90 dias de antecedência.

Como marcar a data do meu casamento?

Você pode marcar a data do seu casamento no mesmo dia que fizer o primeiro contato com a secretaria.

Qual o valor para a celebração do matrimônio no Santuário?

Em nossa paróquia, a celebração do matrimônio tem um custo de R$350,00 (50% deste valor deve ser pago no dia do agendamento da data).

Quantas testemunhas são necessárias para a celebração do matrimônio?

No mínimo duas testemunhas.

Posso contratar ornamentação e músicos que desejar?

Pode! Mas devem obedecer às regras contidas no contrato que os noivos assinam no dia do agendamento da data.

Meu cerimonialista pode cuidar dos encaminhamentos e da celebração?

Pode! Mas ele deve obedecer às regras contidas no contrato que os noivos assinam no dia do agendamento da data. Lembramos que os agendamentos e encaminhamentos prévios são realizados pelos noivos e que, durante a ação litúrgica, a atuação do cerimonialista deve ser discreta.

Moro em outra diocese e quero me casar no Santuário. O que fazer?

Os procedimentos não são diferentes de quem mora próximo ao Santuário. Entre em contato com a secretaria paroquial para maiores esclarecimentos.

É possível celebrar o matrimônio em um clube ou sítio?

Não. O matrimônio é um Sacramento e deve ser celebrado em um templo católico.

Como eu consigo solicitar o batistério?

Você deve solicitar na diocese onde foi batizado.
Se você foi batizado na Arquidiocese de Porto Alegre, pode solicitar juntamente a Cúria Metropolitana pelo telefone (51) 3228 6199 ou através do site arquidiocesepoa.org.br/batisterio. Ele leva cerca de 30 dias para ser entregue e possui validade de 6 meses. O ideal é fazer a solicitação 3 meses antes do casamento.