BATISMO

O que é o Batismo?

O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito ("vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual") e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. (CIC 1213)

Quero batizar meu filho(a). O que faço?

Você deve dirigir-se à Secretaria Paroquial com a certidão de nascimento da criança e informações básicas dos pais e padrinhos, como nome completo, RG, CPF e data de nascimento.

Quais os custos para a celebração do batismo?

A taxa da celebração do batismo em nossa paróquia é de 60 reais.

Quero batizar no Santuário, mas moro em outro lugar. O que fazer?

Para quem mora em outra cidade, é necessário que o responsável da criança, apresente na secretaria paroquial, no momento da inscrição, a certidão de nascimento da criança, o nome completo, RG, CPF e data de nascimento dos padrinhos, juntamente à autorização do pároco da paróquia mais próxima de onde os pais moram.

Como fazer o curso de pais e padrinhos para batizar uma criança?

A preparação para dos pais e padrinhos para o batismo da criança é realizada através de um encontro que acontece na paróquia com um dos catequistas. Este encontro será agendado no dia da inscrição, na secretaria paroquial.

Quem pode ser padrinho de batismo?

Para apadrinhar uma criança, permite-se apenas uma pessoa (ou um casal) que tenha recebido os 3 sacramentos da iniciação (Batismo, Eucaristia e Crisma) e que leve uma vida de acordo com a fé católica. Os outros “padrinhos” serão considerados testemunhas e não estarão no livro de registro.

Pais separados podem batizar seus filhos?

Sim, não há nenhum impedimento!

Sou adulto e não fui batizado. Como faço?

Os adultos costumam entrar na Catequese de Adultos e, durante o ano, recebem os sacramentos da Iniciação à Vida Cristã. Para mais informações, entre em contato com a secretária do Santuário!

Como solicitar a segunda via da certidão de batismo?

Para fins matrimoniais, a certidão de batismo deve ser solicitada junto a Cúria Metropolitana pelo telefone (51) 3228-6199 ou no site arquidiocesepoa.org.br/batisterio. Para outras situações, a lembrança do batismo pode ser solicitada na secretaria paroquial, e a taxa de impressão da segunda via é de R$10,00.