O SANTUÁRIO

Santuario-4.jpg

HISTÓRIA

A Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho foi fundada em 1955, e desde então atua voltada às três importantes dimensões do ser humano: Espiritual, Social e Pastoral, servindo à Igreja de Cristo na comunidade do bairro Vila Ipiranga, em Porto Alegre.

Inicialmente teve sede no Educandário São Luis. No dia 06 de maio de 1960 teve início a construção da Igreja Nossa Senhora do Trabalho, a qual foi inaugurada no dia 03 de dezembro de 1961 com a presença do então Arcebispo Metropolitano, Dom Vicente Scherer. Em 15 de setembro de 1987 foi elevado ao status de Santuário. A obra foi viabilizada com os recursos da Congregação dos Servos da Caridade da Itália e de uma pequena parcela da comunidade da Vila Ipiranga.

Ao longo desses anos todos, desde 1956 quando assumiu o primeiro Pároco, o Pe. Rômulo Cogliati, padre vindo da Itália, até os nossos dias, passaram ao todo 13 párocos, sendo o atual o Padre Antônio Francisco de Melo Viana, SdC., que atua com auxílio dos vigários paroquiais, Pe. Luis Ovelar, SdC. e Padre Deoclesio Danielli, SdC. Também outros coirmãos da congregação dos Servos da Caridade auxiliam na paróquia, na  administração dos sacramentos e na orientação espiritual.

Todos os anos, entre os dias 21 e 29 de abril, acontece a novena em honra a Nossa Senhora do Trabalho, Padroeira da comunidade, culminando nas comemorações do feriado de primeiro de maio, com a festa dedicada a Padroeira e Mãe dos trabalhadores. Também anualmente, entre os dias 18 e 22 de outubro, acontece o tríduo em honra a São Luís Guanella, co-padroeiro de nosso Santuário e fundador da Congregação dos Servos da Caridade..

Hoje comunidade da paróquia é formada por aproximadamente 30 pastorais e movimentos, que atuam junto ao Conselho Administrativo e Econômico (CAE) e ao Conselho Pastoral Paroquial (CPP), e também de duas outras capelas: a Capela Cristo Rei e a Capela São Paulo.

Como São Luis Guanella dizia: "O mundo todo é vossa pátria e não se pode parar enquanto houver pobres a socorrer”. Não existem fronteiras para a caridade e este espírito se estende para todos nossos paroquianos.

90b8c4_3f5d4751637f47a4996879ec963157e6~mv2.webp

​PÁROCO

Conheçamos um pouco da itinerário vocacional do Pe. Antônio Francisco de Melo Viana, SdC, que atualmente serve à nossa comunidade como pároco de nosso Santuário.
Nascido em 27 de Outubro de 1956 na cidade Piripriri no Piauí, estudou todo o Ensino Fundamental na própria cidade e os dois primeiros anos do Ensino Médio em Brasília, já o terceiro ano do Ensino Médio fez no Seminário dos Servos da Caridade em Canela, aqui no Rio Grande do Sul, no ano de 1978. Após concluir seus estudos, em 1979, fez o Noviciado, etapa formativa inicial. Em 1980, na Cidade dos Meninos, em Santa Maria fez o Tirocínio e de 1981 até 1985 fez os estudos de Filosofia e Teologia.
Foi ordenado Sacerdote Guanelliano, em sua cidade natal em 7 de Dezembro de 1985.
Sua primeira missão foi em São Paulo, iniciando a Obra do Recanto Nossa Senhora de Lourdes destinada ao atendimento de crianças e jovens portadores de necessidades especiais.
Posteriormente cursou a Faculdade de Psicologia e realizou uma pós graduação em Psicologia da Educação.
Outras missões também foram exercidas em Brasília, Porto Alegre, Brasília, Mato Grosso, Piraquara, Santa Terezinha de Itaipu, novamente em Brasília e atualmente em Porto Alegre como membro do Conselho Provincial como referente no Brasil, Diretor Geral do Colégio São Luís Guanella e Pároco do Santuário Nossa Senhora do Trabalho.
Roguemos a Deus para que o Espirito Santo o conduza e inspire em todos os seus serviços, missões e pastoreio, para a Glória de Deus.

GALERIA DOS PÁROCOS