• Santuário Nossa Senhora do Trabalho

Festa em honra aos padroeiros: Santuário tem um novo espaço para a devoção a Nossa Senhora!

Atualizado: 19 de Out de 2020

Após a Santa Missa solene em honra aos padroeiros, nova gruta em honra a Nossa Senhora do Trabalho, construída ao lado do Santuário, foi inaugurada.


A 66ª Festa de Nossa Senhora do Trabalho aconteceu em outubro.

Este ano, devido à pandemia, não foi possível realizar a tradicional procissão e festa em honra a Nossa Senhora do Trabalho no dia 1º de maio como acontece há 65 anos, reunindo mais de cinco mil fiéis. Mas o evento foi transferido para outubro, mês que o Santuário comemora a memória de São Luís Guanella, que difundiu a devoção a Nossa Senhora do Trabalho para a igreja.

“A cada ano, a fé e a procura pela Mãe dos trabalhadores vem crescendo, devido especialmente a questão do desemprego e tantas outras necessidades da comunidade. Não podemos deixar os fiéis sem esse momento de oração e bênçãos”, explica o pároco Renato Schneider.

A novena, que aconteceu de 8 a 16 de outubro, reuniu 150 pessoas por noite na igreja e muitas famílias assistindo de seus lares, pela internet. A abertura da novena contou com a presença do Arcebispo Dom Jaime Spengler. As comemorações se encerraram no domingo, dia 18, com uma missa solene festiva, às 9h30, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Aparecido Donizete.

Logo após, foi inaugurada a Gruta de Nossa Senhora do Trabalho, pensada para atender a tamanha devoção e busca pela Santa dos trabalhadores. “A gruta será um espaço sagrado dedicado a padroeira dos trabalhadores, um local de oração para as pessoas pedirem, agradecerem, deixarem suas intenções ou acenderem uma vela. Estará aberta diariamente e estaremos acolhendo a todos que desejarem fazer seu momento de fé”, conta o padre Renato.

E são muitas histórias e agradecimentos para Nossa Senhora do Trabalho, como o depoimento de Carlos José: “Estava desempregado desde dezembro do ano passado, fiz uma promessa que viria em toda a novena se conseguisse um trabalho, na última noite recebi uma mensagem no meio da missa dizendo que eu estava contratado, foi uma benção”, conta ele.

Fechando o domingo, foi servido o almoço no formato drive thru para 900 pessoas.

Quer rever a Missa e a inauguração da gruta? Clique aqui!